A intervenção realizada em 2015 pelo CAO forneceu serviços individualizados a 82 clientes, distribuídos pelo CAO I (35 pessoas), pelo CAO II (30 pessoas), pelo CRI (9 alunos) e pelas Oficinas de Produção (8 clientes). O grau de concretização global dos objetivos estratégicos do ano 2015 foi de 132%. Os clientes realizaram em média 10 atividades de um total de 26 serviços distintos proporcionados, em estreita articulação com o modelo de qualidade de vida implementado, e que se distribuem-se por 5 domínios de atividades nomeadamente:
Atividades estritamente ocupacionais (oficinas de metais e madeiras, costura e bordados, tapeçaria, lavandaria, montagem e embalagem, serviços gerais e de higiene);
Atividades de desenvolvimento pessoal e social (bem-estar físico e emocional, estimulação e autonomia, AVD, TIC, educação sexual e para os afetos, independência pessoal e social, expressão plástica, grupo de autorrepresentantes);
Atividades lúdico-terapêuticas (dança expressiva, rancho folclórico, bombos, atividade física adaptada, natação, expressões)
Atividades Socialmente úteis (serviços gerais e de manutenção, atendimento e receção do público);
Atividades Transversais de Inclusão (festas tradicionais e ações recreativas, Espetáculos e Atuações Publicas, Atividades Desportivas, Ações de Sensibilização e Socioculturais)
O grau de concretização do Programa de Intervenção foi elevado, procurando-se que o mesmo seja cada vez mais ajustado às necessidades dos clientes, contribuindo de forma efetiva para a qualidade de vida dos mesmos. A tendência dos seguintes indicadores evidencia a intervenção desenvolvida ao nível do impacto do serviço na comunidade: resposta dirigida a 82 pessoas com deficiência e incapacidades, 11 famílias apoiadas por programas alimentares (132 distribuições), 27 colaboradores afetos ao serviço, 11 estágios, 16 visitas às atividades e 9 colaborações em estudos/projetos. Estes são apenas alguns resultados que evidenciam a necessidade da resposta social e inclusive o alcance da mesma.
Destaca-se ainda o estabelecimento de 22 parcerias com vista à inclusão social, rentabilização de recursos e abrangência intervenção, contribuindo portanto, de forma significativa para o serviço e seus clientes.
1.Números de clientes apoiados: |
82 Crianças/jovens e adultos/as com deficiência intelectual ou multideficiência |
2.Números de dias de funcionamento: |
248 Dias |
3.Números de atividades promovidas diariamente aos clientes: |
26 Atividades e 4 serviços (refeição, apoio de terceira pessoa, administração terapêutica e transportes) |
4.Número de Atividades Transversais de Inclusão: |
54 ATI das quais 15 foram espetáculos e atuações públicas; 17 festas tradicionais e ações recreativas; 11 atividades desportivas e 11 ações de sensibilização e socioculturais |
5.Abertura à comunidade: |
27 Postos de trabalhos afetos 11 Estágios 4 Voluntariados 16 Visitas (55 visitantes) 9 Participações em estudos/ trabalhos 11 Entidades Apoiadas 22 Parcerias |
6.Monitorizações e avaliações dos Planos de Desenvolvimento Individual: |
Taxa de execução: 95% Taxa de concretização: 82% |
7.Satisfação dos/das clientes: |
Taxa 89% |
8.Impacto do serviço na qualidade de vida dos/das clientes: |
Taxa 90% |
9.Número de refeições servidas: |
18.826 (das quais 4719 são ajustadas às necessidades dos/das clientes) |
10.Grau de concretização dos objetivos chave definidos anualmente: |
132% |