Direitos
Dignidade
- Os clientes têm o direito de ver garantido o respeito pela sua identidade pessoal, pela sua integridade, pelos seus usos e costumes, opiniões e ideias.
Confidencialidade
- Os clientes têm o direito de ver respeitada e garantida a confidencialidade dos seus dados pessoais (constantes no processo individual) fornecidos por si e/ou pelos seus significativos;
- Os clientes têm o direito de aceder aos dados que sejam registados sobre si, sem restrições, sem demoras ou custos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados. Tem o direito de conhecer a finalidade para que os seus dados são tratados, qual a lógica subjacente ao tratamento desses dados e a quem podem ser comunicados.
- Os clientes têm o direito de exigir que os dados a seu respeito sejam exactos e actuais, podendo solicitar a sua rectificação.
Igualdade/Equidade/Não discriminação
- Todos os clientes, enquanto pessoas, são iguais dentro da organização. Ninguém pode ser alvo de qualquer motivo de discriminação que atente contra os direitos fundamentais do Homem.
Participação/Representação
- Os clientes têm o direito de participar em todos os aspectos da vida da organização, bem como de apresentar opiniões, sugestões, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos e de participar na avaliação dos serviços/departamentos. Têm também o direito de ser informados, em tempo útil, sobre o resultado da respectiva apreciação.
Serviço de Qualidade
- Os clientes têm o direito de usufruir de um Plano de Desenvolvimento Individual/Plano Individual adequado às suas necessidades, potenciais e expectativas com o objectivo de promover a sua qualidade de vida, participando na sua elaboração, implementação e avaliação.
- Os clientes têm o direito de receber apoio e orientação em todas as dimensões da sua vida (abordagem holística e multidisciplinar) baseada numa comunicação clara que promova a escolha informada.
- Beneficiar de todos os serviços existentes ou a criar, necessários e adequados ao seu projecto de vida.
Segurança
- Os clientes têm o direito de utilizar instalações em condições de higiene, saúde e segurança socialmente dignificantes.
Deveres
Respeito
- Tratar com respeito a organização e os seus representantes;
- Respeitar os direitos de todas as outras pessoas, incluindo os seus colegas de trabalho e os colaboradores da organização.
Lealdade e Zelo
- Guardar lealdade à organização;
- Zelar pela conservação dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados para a frequência dos serviços/actividades;
- Suportar os custos de substituição ou reparação dos equipamentos ou materiais, sempre que os danos produzidos resultem de comportamento doloso ou negligente;
Envolvimento
- Empenhar-se em todas as actividades que integrem, cumprindo as regras de funcionamento e bom relacionamento que forem definidas;
- Abster-se da prática de qualquer acto do qual possa resultar prejuízo para o bom andamento das actividades;
- Participar activa e responsavelmente em todas as etapas do seu processo de intervenção, contribuindo deforma positiva para o mesmo.
Responsabilidade
- Cumprir as regras definidas, acordadas e comunicadas;
- Pagar os encargos que derivem da prestação de serviço;
- Colaborar com a organização em estudos, inquérito e diagnósticos.
Todos os clientes devem conhecer os seus direitos e deveres!